O uso de elogios por comportamentos desejáveis leva a repetição de ações semelhantes. Por quê? Porque é bom fazer a coisa certa e ser recompensado por tomar boas decisões. Isso é algo considerado por crianças de qualquer idade.
O elogio também cria conexões. Quando você elogia, o outro se sente notado. Isso toca o coração. Além de ativar boas emoções, permite que a outra pessoa se sinta bem com você.
Qual o benefício do elogio?
Elogiar é benéfico para todos, uma vez que nos sentimos melhor ao enxergar o lado positivo das coisas e fazemos com que o outro se sinta bem consigo mesmo.”
Como utilizar o procedimento elogiando os filhos e alunos?
Faça o elogio no momento em que a boa ação acontece. Evite palavras desnecessárias. Para ser bem compreendido não é preciso fazer grandes discursos. Sempre compare a criança com ela mesma, e não com outras crianças, para que ela perceba seus próprios avanços.
O que acontece no cérebro da criança quando recebe um elogio?
Ela começa a entender a importância da persistência para atingir objetivos e obter prazer com suas realizações. Na educação infantil, o elogio se torna um elemento chave do processo de aprendizagem, pois incentiva a criança a aprender novas habilidades.
Reconhecer o ato bem feito do outro é estimulante, motivador, eleva a autoestima, fortalece a confiança em si e é muito bom perceber que estão enxergando seu trabalho e ações com bons olhos.
A mente humana geralmente é cheia de hábitos, o ideal seria manter nossa mente como de uma criança, pronta para receber informações e ser influenciada. Quando uma pessoa é abandonada e vive em um ambiente ruim estará exposto a situações que podem lhe tornar um delinquente, mas se receberem desde a infância a influência de um ambiente de amor, confiança, elogios e forem acostumados a ver o lado bom de tudo, poderão se desenvolver bem de modo a se livrar das influências do ambiente que vive.
O meio que vivemos pode tornar saudável o corpo e a mente, pois o ambiente pode transmitir e ensinar como iluminar ou escurecer a nossa vida prática.
A Pedagogia Afetiva, procura extrair a natureza pura existente na criança e no jovem, exteriorizando o talento da criança desde tenra idade, para assim fazer com que o crescimento da criança seja pleno.
O modo de viver e o método educacional que visa valorizar através do elogio leva a criança, o jovem a viver feliz e sentir que possui capacidade para ir adiante com autonomia e responsabilidade.
Todos têm potencialidade infinita e por esse método educacional, todos os seres humanos, desde a infância, não terão desperdiçado o desenvolvimento da sua natureza divina e poderão manifestar seus talentos inatos.
Todo desenvolvimento é gradual, portanto, precisamos começar dando o primeiro passo agora. Devemos estabelecer a construção de uma aprendizagem com eficácia sendo feliz e transmitindo o amor, a Pedagogia da Afetiva divulga às pessoas, através de publicações o correto modo de viver e o correto modo de educar.